A exposição ‘Fluxo e Mito – Manifestações intuitivas da arte e da ciência’ surgiu com o desejo do diretor médico do Hospital de Amor Infantojuvenil, Dr. Luiz Fernando Lopes, de olhar a anatomia por outra perspectiva. Resultado de diversas estratégias sonoras e visuais, a mostra, elaborada por três artistas e um musicista, traz uma experiência única para cada pessoa.
A ideia surgiu quando o médico do HA visitou alguns países durante os seus estudos e visualizou, após se aproximar de alguns artistas, a oportunidade de relacionar suas lâminas com manifestações de linguagens sonoras e visuais, de forma poética e estética. Desde então, ele pensou em como associar as imagens dos microscópios à arte abstrata.
Em 2018, ele convidou os fotógrafos Izabella Abe e Edson Takashi, a pintora Alcinéia Marcucci e o pianista Douglas Guarnieri para criarem obras que pudessem estabelecer novas conexões com as lâminas microscópicas. De acordo com o idealizador da exposição, Dr. Luiz Fernando Lopes, “cada imagem é uma viagem e ao aplicar diferentes corantes, surgem cores e formas diversas, dependendo do tumor e do órgão”.
Curioso e perspicaz, que instiga seus alunos e colegas de trabalho a olhar para a medicina muito além da técnica e da objetividade, ele criou uma experiência única e criativa, que vem sendo aplicada em outros países. Este ano é a segunda vez que a exposição fica disponível ao público (a primeira aconteceu no ano de 2019).
Por este motivo, o Instituto Sociocultural, por meio do Programa de Ação Cultural – PROAC/ICMS, convida a população de Barretos (SP) e região para prestigiar a 2ª exposição “Fluxo e Mito – Manifestações intuitivas da arte e da ciência”, no IRCAD América Latina, a partir do dia 22 de setembro. O evento terá acessibilidade para pessoas com deficiência física, visual e auditiva.
Exposição:
A visitação é gratuita e acontece entre os dias 22 de setembro a 3 de novembro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Endereço: IRCAD América Latina – Rua Antenor Duarte Vilela, 1650. Barretos (SP).
Sobre o idealizador, Dr. Luiz Fernando Lopes:
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Taubaté (1982), mestrado (1994) e doutorado (2001) em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. É orientador do Curso de Pós-Graduação em Oncologia do Hospital de Amor e diretor-geral do Hospital de Amor Infantojuvenil de Barretos desde 2012.
Ele também é consultor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coordena o Grupo Cooperativo Brasileiro de Tumores de Células Germinativas (GCB-TCG) em pediatria desde 1991.
Idealizador do ‘Programa Amarte (Apoio Maior Aumentando Recursos e Treinamento Especializado)’ que originou a Aliança Amarte, programa que trabalha para a uniformização do diagnóstico, equalização do tratamento, análises de sobrevivência dos pacientes pediátricos e adolescentes diagnosticados com câncer e tratados em um dos centros brasileiros das cinco regiões do país e que fazem parte da Aliança.